[ editar artigo]

Usando machine learning e inteligência artificial para segurança de e-mail

Usando machine learning e inteligência artificial para segurança de e-mail

Se você parar para pensar, é absurdo o número de cibercriminosos espalhados pelo mundo desenvolvendo novos tipos de ataques e de ameaças, como, por exemplo, novos phishings, novos ransomwares e outros malwares. Milhões de ameaças são criadas todos os anos e uma das melhores maneiras de combatê-las é por meio do uso de inteligência artificial (IA) e de aprendizado de máquina (do inglês: machine learning, ML).

Aqueles sistemas de segurança que utilizam apenas listas, assinaturas e regras já não são mais tão eficazes quanto costumavam ser. Conforme você evolui, as tecnologias evoluem e os criminosos também evoluem. É por isso que a inteligência artificial e o machine learning devem ser vistos como um aliado poderoso. É por isso que aqui na Gatefy usamos IA e ML para proteção de e-mail.

Um sistema que usa IA e ML tem a capacidade de aprender. Dentro desta ideia, o machine learning é a ferramenta que, através da análise de dados e de informações, permitirá que a IA se desenvolva e continue sempre aprendendo.

Como você pode ver, existe todo um sistema de aprendizado, que é complexo. E este processo de aprendizagem pode ocorrer através de interferência recorrente humana ou não. Agora que a devida introdução já foi feita, vamos analisar a relação entre inteligência artificial, machine learning, proteção de e-mail e Gatefy. 

Inteligência artificial, machine learning e segurança de e-mail

Aqui, na Gatefy, usamos IA e ML para separar o joio do trigo. Como trabalhamos combatendo e-mails maliciosos, a IA e o ML estão no centro do nosso sistema para examinar e analisar mensagens, separando o que é e-mail legítimo do que não é. O objetivo não é apenas analisar aspectos técnicos, mas também o comportamento e a intenção de um e-mail.

Utilizamos técnicas avançadas de machine learning, como redes neurais e regressão logística, na análise de milhões de e-mails para continuar desenvolvendo ao máximo o potencial e a inteligência do nosso sistema. Nós não paramos. Estamos sempre pensando em novos algoritmos de aprendizado de máquina.

E o que tudo isso significa?

Na prática, significa que IA e ML acabam sendo uma das melhores maneiras de combater ataques direcionados e ameaças avançadas, como os ataques de dia zero. Combinados com outros mecanismos de proteção e de segurança, o resultado é um sistema mais robusto e poderoso para combater diferentes tipos de ataques, como phishing, spear phishing, ransomware e outros malwares.

O fato é que a inteligência artificial e o machine learning já revolucionaram o mundo da cibersegurança e continuarão a revolucionar ainda mais. A Gatefy já está a bordo deste barco, sempre pensando no futuro.

Fonte: Gatefy 

ConfraTech
Vicente Eduardo Troiano Neto
Vicente Eduardo Troiano Neto Seguir

Analista de marketing e redator da Gatefy. Somos uma empresa de Cybersegurança com foco em soluções rápidas e efetivas.

Ler matéria completa
Indicados para você