[ editar artigo]

Os Millennials estão mais propensos à síndrome do Burnout?

Os Millennials estão mais propensos à síndrome do Burnout?

Bom dia Confrades, tudo bom? - Desejo uma boa leitura.

      Após a ótima palestra de nossa amiga Débora Kretzer, na Confratech #8, fiquei preocupado com a geração que começa a chegar no mercado de trabalho e que ainda está por vir, pois teremos um bom período de Millennials por ai. 

     Foi então que me deparei com alguns artigos e comentários sobre a propensão, das novas gerações, à síndrome de brunout. E decidi compartilhar minha reflexão sobre esse assunto com os amigos...

Eu, pessoalmente, não acredito que a propensão à esta síndrome, esteja diretamente relacionada a uma geração em específico ou que seja algo biológico desta geração. Porém, os Millennials, na mareira como eles vivem a vida, é algo muito mais solitário do que estávamos acostumados nas gerações anteriores. 

    Na dinâmica atual, temos menos casamentos, menos pessoas vivendo juntas, ficamos solteiros por mais tempo, temos filhos mais tarde. E os relacionamentos se tornaram mais superficiais. As redes sociais e os aparelhos telefônicos tem afastado as pessoas e impedido, em uma porcentagem considerável, a possibilidade de aprofundarmos os relacionamentos. É muito fácil evitar um conflito, ou terminar um relacionamento, do que simplesmente tentar lidar com ele, tentar fazê-lo crescer. 

    Esta geração é o front-line de um mundo embarcado em tecnologia, são os primeiros a crescerem nesse ambiente tecnológico e cheio de informação. E, por isso, serão os primeiros a sofrer com sentimentos que não entendemos completamente ainda: - "Lembra quando sua avó comprou o primeiro celular e pediu que a ensinasse a usar o facebook e o whatsapp? - A frustração em seus olhos, pois ela não conseguia entender o básico, como desbloquear o aparelho?".  Essa paciência foi uma habilidade que tivemos que aprender, para poder lidar com uma geração atrasada no âmbito da tecnologia. E os millennials, que tipo de habilidades eles terão que aprender para lidar conosco? E eles estão preparados?

Eu acredito que sim, os millennials estão mais propensos à síndrome do burnout, simplesmente por decidirem fazer muito mais coisas sozinhos, sem pedir ajuda, e sem compartilhar as necessidades, do que as antigas geração. Eles são os arquitetos deste mundo louco que estão construindo. Infelizmente, sem pensar no longo prazo, pois são extremamente imediatistas.

Obrigado galera!!!!

    

ConfraTech
Paulo Francisco Zanetti
Paulo Francisco Zanetti Seguir

Gerente de TI da DISYS do Brasil, empresa multinacional americana de alocação de profissionais na área de TI, Paulo atuou como liderança na área de TI em varias multinacionais, é Bacharel em Sistemas de Informação e MBA Liderança e Gestão de Pessoas

Ler matéria completa
Indicados para você